Monday, January 15, 2007

Xenon (HID) Temperaturas

Testei todas as cores do kit de xenon K2 (nacional) em busca da cor mais bonita puxando para um feixe azulado.

Na foto a seguir o kit que está no farol da esquerda é o de 8.000K e o da direita é o de 10.000K.

A diferença é muito pequena, mas à noite em uma rua sem iluminação é possível distinguir um feixe de luz azul sendo projetado na versão de 10.000K, enquanto na de 8000K o feixe é bem mais branco.

Eu não tenho foto da versão de 12.000K, mas posso assegurar que você deve ficar longe dela. Não tem nada de tom de violeta, a luz é ROSA!

Não fiquei satisfeito com o kit da K2, o preço é muito alto (~R$1700 na época) e a tonalidade ficou bem aquém do que eu esperava.

Em outro carro instalei um kit coreano de 10.000K da marca GP Thunder por ter ouvido falar muito bem dele no fórum Carros de Rua. Realmente foi um upgrade em relação ao kit da K2, ficou realmente mais bonito e por um preço bem menor (~R$1000). Confira as fotos:


A tonalidade do GP Thunder ainda não era a que eu buscava, ainda via pelas ruas carros com uma tonalidade do feixe de luz bem mais bonita, mas como a cor da temperatura varia de marca pra marca decidi tentar outra quando fui comprar para outro veículo.

A terceira marca que testei foi a chinesa JM de 10.000K. A marca não é conhecida porque provavelmente é produzida por alguma fábriqueta chinesa que vende lotes grandes e deixam ao comprador a escolha da marca que ele bem entende. Já vi o mesmo kit com a marca CAT.

Como o modelo da lâmpada para o carro que eu ia instalar era H4 então optei pela versão bi-xenon. Foi uma excelente escolha, o acionamento é realmente rápido e satisfatório. Confira o mecanismo no vídeo a seguir.



Honestamente achei o kit da JM superior à todos os outros que já instalei em meus carros. A tonalidade ficou excelente e o GP Thunder fica tímido perto do feixe emitido pelas lâmpadas JM.

Abaixo seguem alguma fotos para comparação:

GP Thunder 10.000K

JM 10.000K

Dá pra notar que o JM tem uma tonalidade bem mais bonita. Quem está atrás de um kit que puxe para o tom azulado não vai se arrepender da escolha. Quem por outro lado gosta dos kits mais brancos aí eu já não posso ajudar.

E por último mais umas fotos do carro com o kit JM:

Post a Comment