Thursday, December 14, 2006

Airis x Nav200 x 4 Rodas x Easy Road x DOTB-300

Fiz uma busca entre esses GPS novos para carro (4 rodas, Delphi, Magneti Marelli e Airis) para comprar no eBay e conseguir os mapas tb e até então a melhor opção é o DEPLHI (inclusive já comprei).

O navegador 4 rodas usa o aparelho Mio C310 que usa o software Destinator e seus mapas, que inclusive já está ultrapassado pois já tem software novo (Miomapping) rodando e sendo vendidos como C310x (mapas para o c310x que são da teleatlas não rodam no c310 e vice-versa). Levando em conta que o aparelho já é sucata é muito difícil achar o C310 à venda no eBay (achei 1 só por preço mais alto que o do C310x), mas o C310x você vai achar FÁCIL. Outra coisa importante é que nesse aparelho os mapas vem na ROM e não no cartão então você precisa comprar os mapas do "destinator 6.0" e jogar dentro do aparelho usando um hack (MioHack), ou conseguir o navegador 4 rodas emprestado de alguém e copiar tudo pro seu. Note que os mapas do navegador 4 rodas não são vendidos separadamente e eles são os mais recentes, sendo que os do "destinator 6" tem os pontos de interesse da maplink enqto q o da 4 rodas tem os do guia 4 rodas.

O Magneti Marelli (Easy Road) e o Delphi (NAV200) que são praticamente idênticos usam os mesmos mapas da NAVTEQ no navegador Navigon 5.0 (na Europa já vendem o 6.0), só que o easy road você não vai achar no eBay, só vai encontrar bastante do NAV200 da Delphi; e o Airis (que usa os mapas da ROUTE 66) você também não vai encontrar nenhum à venda por lá.

O ponto positivíssimo do NAV200 é que o mapas dele ficam no cartão e é só você copiar o cartão (SD) de alguém ou do mostruário de alguma loja como a FNAC e pronto. Não me entendam mal, eu liguei pra M.Marelli e para a Delphi e nenhuma se dispôs a vender SÓ o mapa. Entrei em contato com a NAVTEQ, mas eles disseram que não estão distribuindo os mapas e recomendaram entrar em contato com a Delphi no Brasil dry.gif. O CD inteiro do NAV200 zipado fica com 23,8MB portanto conseguí-lo online não deve ser difícil, mas certamente pagaria pela atualização quando estiver à venda.

Com base na facilidade de obtenção do aparelho e dos mapas a minha escolha caiu em cima do DELPHI NAV200. Ele até tem a opção de trocar a unidade de medida de milhas para quilômetros para ficar mais compatível com nossos kmwink.gif .

Recomendo que compre seu aparelho no eBay. Pode ser que esse seja um daqueles itens que vale a pena comprar quando for fazer aquela viagem lá fora! Quem sabe você não consegue um usado por uns US$200?

De posse do equipamento provavelmente com os mapas dos EUA e Canadá no cartão, tudo o que você precisa fazer é jogar o Brazil.map junto com os outros mapas. Selecione o mapa no aparelho e pronto. Caso queira o navegador inteiro em português (inclusive com a voz em português) é só você substituir todos os arquivos e pastas do cartão.

Recentemente lançaram um aparelho por aqui que usa os mapas da TeleAtlas: NaviSystem DOTB-300 (SmartNavi). Ele roda o Destinator 6.0, e os mapas ficam no cartão, não sei se são compatíveis com o C310 ou com os do C310x.
Post a Comment